Palavra da Presidente

SANTA REGINA PESSOTI ZAGRETTI

Sou a primeira mulher a assumir a presidência do Sincomerciários de Ribeirão Preto e Região. Se tivesse que definir o cargo em uma só palavra, ela seria responsabilidade. Pois é com a responsabilidade de ser sindicalista e mulher que assumi publicamente este desafio e tenho muito orgulho de gerenciar um Sindicato pujante, forte, com um extenso patrimônio, construído ao longo de 80 anos, com muito suor, trabalho e coragem de muitos colegas. A minha diretoria tem uma brava batalha pela frente e que deverá ser enfrentada com muita responsabilidade e ética como, aliás, sempre foi a postura das diretorias anteriores.
O Sincomerciários de Ribeirão Preto conta com uma diretoria de 50 membros, 160 funcionários, representando toda uma categoria e, sem dúvida, é um dos mais importantes do Estado de São Paulo.
Ser sindicalista nunca foi uma atividade fácil. Porque não é possível ser sindicalista sem desenvolver uma boa capacidade gerencial e administrativa. Mas não basta. É fundamental agregarmos a capacidade política. Insisto, capacidade de fazer política e não politicagem.
Quem exerce a política e faz dela um pilar em sua vida deve colocar o todo acima de qualquer interesse pessoal e é com esse compromisso que minha diretoria e eu assumimos a presidência do Sincomerciários. Este será nosso lema e objetivo principal, a meta que iluminará as nossas decisões, pois o interesse do comerciário está acima de qualquer outro interesse.
O sindicalismo vive momentos difíceis e estamos o tempo todo alertas, pela incerteza da continuidade das normas vigentes, com a apresentação de projetos e propostas que visam esfacelar e enfraquecer a atuação dos sindicatos. Com isso é necessário um alto nível de capacidade gerencial e política para que nossas decisões sejam sempre tomadas com um único objetivo: proteger o trabalhador comerciário. Amparando-o em seus direitos, orientando-os dos deveres e procurando transformar em benefícios todos os recursos arrecadados.
Essa diretoria tem o compromisso de resistir aos ataques e enfrentar os desafios que nos forem dirigidos, defendendo a categoria comerciária e protegendo seus interesses. Temos uma Federação forte e combativa que apóia e norteia nossas ações. O presidente Luis Carlos Motta é um exemplo a ser seguido como dirigente e sindicalista.
Não há sindicato bem sucedido, se não puder contar com a valiosa colaboração dos funcionários. Nossos colaboradores são dignos de elogios, são competentes e comprometidos no cumprimento de suas funções, permitindo dessa forma atender de forma eficaz ao nosso mais precioso cliente, “O COMERCIÁRIO E SUA FAMÍLIA”. É para eles que trabalhamos.