Fecomerciários encaminha aos filiados carta compromisso e cartilha sobre trabalho decente

A Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo está enviando aos 71 sindicatos filiados a Carta Compromisso do Movimento Sindical com o Trabalho Decente da Pessoa com Deficiência e um ofício assinado pelo presidente da entidade, Luiz Carlos Motta, recomendando a aplicação das ações apresentadas na carta, nas atividades que envolvem as convenções, acordos coletivos, e nas áreas de saúde e segurança no trabalho, capacitação, acessibilidade e ações junto à comunidade.
Junto com a carta e o ofício, será entregue um exemplar da cartilha “Ação Sindical sobre o Trabalho Decente das Pessoas com Deficiência: Um Panorama Mundial”, cujo lançamento se deu no Encontro Sindical no Dieese, no dia 29 de agosto. Nessa cartilha, lançada pela Actrav/OIT em Genebra, em março de 2017, foram apresentadas ações inclusivas adotadas em 50 países membros da OIT. A Fecomerciários apoiou a edição da cartilha.
A Carta Compromisso resultou de uma proposta de trabalho firmada entre os vários participantes do Espaço da Cidadania, do qual a Fecomerciários é parceira, tendo em vista a inclusão da PcD em conformidade com as propostas apresentadas nos seguintes documentos: Proposta de Trabalho Decente defendida pela OIT; Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência; Lei 13.146/2015 conhecida como Lei Brasileira de Inclusão e com as ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Agenda 2030 da ONU, que apresenta 17 Objetivos para a Sustentabilidade Mundial.
A carta foi uma primeira sugestão de ação para colocar em prática, no Brasil, o que vem sendo realizado nos 50 países-membros da OIT, tendo em vista, principalmente, a falta de dados atualizados sobre a qualidade da inclusão pratica no País, seja no mercado de trabalho formal ou informal.
Participaram da elaboração da carta, representando a categoria comerciária, os seguintes sindicatos: Campinas, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Taubaté.
Confira o teor da Carta Compromisso em www.fecomerciarios.org.br/PublicacoesEspeciais

Fonte: Fecomerciários